Articles Comments

Site da Lihpe – Liga de Pesquisadores do Espiritismo/Association of Researchers on Spiritism » ENLIHPE's, News, Notícias » 10º ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO – Atividades do Sábado de Manhã

10º ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO – Atividades do Sábado de Manhã

Atualizado em 03 de setembro de 2.014
21h56 -Versão 2

Logo ENLIHPE v4 201410º ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO
Tema Central: “Pesquisa Espírita: Passado, Presente e Futuro
30 e 31 de agosto de 2014
São Paulo-SP

______

Os trabalhos desse 10º ENLIHPE, como de costume, contou com a recepção dos participantes logo no hall de entrada, seguido de um café de confraternização. Logo após foram todos convidados para participar da abertura, no salão principal. Todos foram recebidos pelo presidente do CCDPE-ECMPedro Nakano. A prece de abertura foi realizada por Geraldo Ribeiro, Ex-Diretor Administrativo da Entidade e atual vice-Presidente do Grupo Espírita Bartuíra, que, rogou a Deus que o encontro seja de muito aprendizado.

Mesa de abertura

Seguiu-se apresentação artística do cantor Liralcio Ricci, Diretor de Artes da USE/SP, que harmonizou o ambiente cantando músicas de cunho espíritas.

Composta a Mesa opor, Alexandre Fontes da Fonseca, Coordenador do evento e de Liralcio Ricci, representando a USE/SP. Foi agradecida a presença de Alcione Moreno, CEPA Brasil; da Izabel Vitusso do Jornal Correio Fraterno. Após, o Coordenador do Evento e membro da Lihpe, Alexandre Fonseca, abordou a importância desse evento, tendo em vista ser o décimo. Em seguida, o presidente do CCDPE-ECM, Pedro Nakano agradeceu aos colaboradores e a parte técnica do evento, comentou que abriu o evangelho e extraiu a passassem “Buscai e achareis“, e fez uma ligação com o evento no sentido de que todos os pesquisadores buscam o conhecimento.

Jader SampaioJader Sampaio, membro da Lihpe, foi o responsável pelo projeto do Livro contendo os trabalhos do 9º ENLIHPE e desse 10º ENLIHPE, entitulado: O Espiritismo, a ciência e a filosofia, com os textos das apresentações do encontro realizado em 2013 e que serão apresentados neste Encontro. Informou que sempre houve um empenho de documentar a pesquisa espírita. Foram editados 3 anuários históricos do Espiritismo. Posteriormente o foco foi mudado da história, ampliando para todas as áreas do conhecimento, a partir de então houve a reunião de muitos outros pesquisadores ao grupo. Todos os anos são apresentados os trabalhos dos anos anteriores, entretanto, este ano, uma novidade, por força do apoio do Coordenador do Evento, foi possível acrescentar todos os textos do encontro do ano anterior e também deste encontro. O título escolhido buscou organizar os trabalhos apresentados. Foi homenageado o pesquisador Washington Fernandes, que neste ano não foi possível estar presente conosco. Dividido em duas partes,  a primeira aborda a filosofia:

Jáder dos Reis Sampaio – Espiritismo e métodos de pesquisa em ciências hermenêuticas e fenomenológicasO Espiritismo, as ciências e a filosofia.
Rubens G. Nunes Sobrinho – Cosmo e finalidade: O platonismo de Léon Denis em O Grande Enigma
Kátia Penteado – Reencarnação: uma associação entre o mito de Er e o Espiritismo
Luiz Fernando Bandeira de Melo – Religião e mediunidade de Sócrates em Platão
Adilson José de Assis – Uma leitura espírita do diálogo “Íon” de Platão
Tiago de Lima Castro – José Herculano Pires e o debate filosófico paulistano de seu tempo

A segunda parte trata das Ciências Humanas e Naturais:

Chrystiann Lavarini – Geografia(s) do mundo espiritual
Alexandre Ramos de Azevedo – Anália Franco e a “obra” espírita: o nascimento dos primeiros asilos ou abrigos espíritas para a infância no Brasil
Elaine Maldonado – Machado de Assis e o espiritismo: uma análise das críticas presentes em contos machadianos
Daniella Francisca Leite – A Casa Espírita e o Terceiro Setor: atribuições, definições e fundamentos
Alexandre Fontes da Fonseca – Análise dos conceitos científicos de A Grande Síntese
Alexandre Fontes da FonsecaAnálise da Teoria Corpuscular do Espírito e Psi Quântico

Herculano Ferraz PiresA primeira apresentação foi feita por Herculano Ferraz Pires, que traz como tema: Herculano Pires: o esforço de um homem em nome do Espiritismo. A seguir, fez uma biografia completa de seu pai (José Herculano Pires), esclarecendo os passos que tomou até tomar conhecimento do Espiritismo, ao qual chegou não através do sofrimento, mas sim do conhecimento. Se tornou espirita em 1936, com 22 anos de idade, e foi convidado para uma conferência. Detalhes importantes da vida de Herculano foram apresentados, inclusive como aconteceram as tratativas para o casamento com Maria Virgínia. Também comentou sobre a harmonia do casal. Foi apontado o interesse e também a dedicação com que viveu o estudo pela Doutrina dos Espíritos. Fez referência a participação que teve em diversos encontros, especialmente no 1º Encontro Espírita do Alto Paulista. Também tratou do jornal espírita que editava. Comentou sobre a o pseudônimo “irmão Saulo”. Dos diversos fatos comentados, inclusive citou aqueles envolvendo o espírito Ramatis. Também comentou as questões relativas as candidaturas espíritas e a possibilidade dos espíritas serem candidatos políticos. Estavam presentes durante a apresentação a neta de J. Herculano Pires, Dona Tatiane e seu filho (bisneto do homenageado), este ainda criança. Ato contínuo foi aberto espaço para perguntas e comentários.

Após as perguntas foi aberto espaço para uma mesa de autógrafos sobre o livro de Coletâneas dos últimos ENLIHPEs. Enquanto isso, na sala de imprensa ocorreram entrevistas importantes com participantes do encontro.
Rubens G. Nunes SobrinhoA próxima apresentação foi de Tiago de Lima Castro, que trouxe o tema: José Herculano Pires e o Debate Filosófico Paulistano de seu Tempo. Esclareceu que sua pesquisa teve como escopo descobrir qual a influência acadêmica de J. Herculano Pires. A compreensão da obra tem relação de como ele enxerga essa filosofia, e o pesquisado em sua metodologia se preocupa com a problemática e não com a sistemática. Demonstrou como J. Herculano Pires foi, na década de 1960 era conhecido como um filósofo e classificando juntamente com outros sistemas filosóficos. E a obra que traz o diálogo filosófico é O Espírito e o Tempo. A conclusão de seu trabalho é que o autor pegou os problemas de sua época e o explicou sob o enfoque Espírita sem deixar de lado as explicações filosóficas da época.

Ato contínuo foi aberto espaço para perguntas e comentários.


Tiago de Lima CastroRubens G. Nunes Sobrinh
o, trouxe a última apresentação desta manhã, com o tema: Cosmo e Finalidade: o platonismo de Léon Denis em O Grande Enigma. Esclareceu que não tem dificuldade em apontar proximidade entre Léon Denis e Platão. Mostrou a importância da metodologia filosófica para dar valor a doutrina. A questão que permeia a obra é o objetivo da criação do universo. Tal questão permeia a obra de Platão também. O sistema de Platão é muito próximo àquele abordado por Léon Denis. Abordou também a importância de Sócrates no entendimento da alma e no surgimento da filosofia da alma. Esclareceu divergências entre Emmanuel, Humberto de Campos (Espírito) em crítica a Platão. Ato contínuo foi aberto espaço para perguntas e comentários.

 Luiz Pessoa Guimarães - Gerente do Projeto Vade Mecum Espírita

Antes do almoço, ainda tivemos um breve momento com Luiz Pessoa Guimarães, esclarecendo o projeto Vade Mecum Espírita, hoje ligado ao CCDPE-ECM, trouxe as causas de seu surgimento, os benefícios ao Movimento Espírita e àqueles que tem como escopo de sua pesquisa o Espiritismo e suas consequências da existência de uma obra como esta e qual a contribuição que pesquisadores  podem ofertar a esse projeto.  

 

Após, foram todos convidados para o almoço e em seguida para conhecerem as instalações do CCDPE-ECM.

_______________
Clique aqui e veja as atividades da tarde de sábado.
Clique aqui e veja o relatório da Reunião Plenária da Lihpe.
Clique aqui e veja as atividades da manhã de Domingo.

_______________

O encontro contou com a inscrição de cerca de 30 pessoas, entretanto, entre inscritos, participantes, equipes técnicas e organização contou-se 50 (cinquenta) almas acompanhando pessoalmente o evento, e várias outras acompanhando e comentando os acontecimentos via página da internet da LIHPE, e-mail e página do grupo no FACEBOOK.

Quem quiser ver mais fotos
e acompanhar os comentários
no FACEBOOK

Créditos:

Fotos e vídeos: Mauricio Brandão (site Espiritualidades)

IMG_6440

Filed under: ENLIHPE's, News, Notícias

Comments are closed.