Articles Comments

Site da Lihpe – Liga de Pesquisadores do Espiritismo/Association of Researchers on Spiritism » Comentários, ENLIHPE's, News, Notícias » 10º ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO – Atividades do domingo de manhã

10º ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO – Atividades do domingo de manhã

Atualizado em 03 de setembro de 2.014
22h27 – versão 3

Logo ENLIHPE v4 201410º ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO
Tema Central: “Pesquisa Espírita: Passado, Presente e Futuro
30 e 31 de agosto de 2014
São Paulo-SP

______

Os trabalhos do domingo se iniciaram com a reunião presencial dos membros da Lihpe, que contou, neste ano com a presença de 13 membros, que trataram de vários assuntos, dentre eles: O próximo ERLIHPE, o próximo ENLIHPE sua temporariedade, seu local e seu coordenador e a questão da coleção Espiritismo na Universidade, com a saída da parceria da UNIFRAN, dentre outros assuntos.

Clique aqui para ler um relato sobre as decisões desta reunião presencial.

No salão principal, às 09h51, as atividades públicas do Encontro iniciaram-se com a Prece de Inicio realizada por Mirna Nakano, que exaltou a ajuda da espiritualidade ante a nossa condição ainda imperfeita, rogando a ajuda dos espíritos.

Jader SampaioA primeira apresentação da manhã foi de Jáder Sampaio, que trouxe o tema: O cristianismo nos primeiros séculos: marginalidade e vida. Nesta apresentação, foram abordadas a importância de conhecer os textos originais que deram origem ao movimento cristão. É o começo de um estudo, então ainda está sendo realizado. O trabalho foi realizado em relação aos 3 primeiros séculos do cristianismo. Um texto importante para esse trabalho foi o Ato dos Apóstolos, que e um documento de origem, disponibilizado ao grande público  que conta o histórico da época. Do material arregimentado foram apresentados alguns pontos interessantes sobre o histórico da evolução do cristianismo. Também foram apresentadas explicações sobre alguns elementos, por exemplo, o termo “apóstolos”, “profetas”, “presbíteros”, “doutores” e “parusia”. Demonstrou questões relativas em organizar a hierarquia da igreja cristã primitiva, até que ela se tornou a religião do Estado Romano. Ato contínuo foi aberto espaço para perguntas e comentários. Também apontou haver uma distinção entre cristianismo e o judaísmo e as causas e quais as distinções. Também apontou que a bíblia que temos é uma criação romana. Conclui que a bíblia é a forma como os imperadores romanos tentaram controlar o povo com o uso do cristianismo como religião oficial. Mostrou a existência de uma instituição chamada de catecumenato que se resumiria ao estudo do cristianismo antes mesmo do batismo. Explicou o uso da cor púrpura pelos bispos da igreja romana, que anteriormente era a cor ligada aos senadores romanos, assim o imperador Constantino e seus sucessores acabou criando uma nova elite romana, os romanos. Ainda encontramos outras marcas, tal qual somente o imperador romano poder vestir-se todo de púrpura. E o uso do vermelho vivo pelos Cardeais da igreja.

Fez referências a extrema unção como substitutivo das moedas colocadas nos olhos do morto, simbolizando o pagamento ao Caronte. Constantino também trouxe a vestimenta do culto de mitra para a vestimenta dos integrantes da igreja cristã. Abordou a questão das catacumbas que seriam para guardar o corpo dos mortos, em vistas ao ritual romano de queimar seus mortos, posto que estes acreditavam na possibilidade da ressurreição e também por conta do fato que de que os judeus não queimavam seus mortos, mas sim os sepultava. Algumas catacumbas, construídas sob a via ápia, possuíam mais de um andar. Explicou diversas outras questões ligadas ao cristianismo e a sua transformação em religião oficial do Império Romano. A seguir, foram apresentados questionamentos.

Alexandre Fontes da FonsecaNão ocorreu a apresentação prevista por parte de Elaine Cristina Maldonado, do tema: Machado de Assis e o Espiritismo: Uma Análise das Críticas Presentes em Contos Machadianos. Em vistas seu não comparecimento por problemas de última hora de natureza pessoal, a última apresentação da manhã foi a promovida pelo Coordenador do Encontro, Alexandre Fontes da Fonseca, que abordou o tema: Análise da Teoria Corpuscular do Espírito e Psi Quântico Segundo a Física e o Método Científico.

Em sua apresentação, apontou que o pesquisador propôs uma teoria para o principio inteligente em termo de partículas similares às de natureza comum. Tal pesquisa foi elaborada com o viés da física. Encontrou-se falhas quanto as bases da teoria,  há erros em termos de física utilizados e inconsistências doutrinárias. O erro de base está relacionado com a definição das partículas: o quanta. Também encontramos problemas doutrinários. A proposta feita pelo pesquisador e inserta nos livros, resultado das características, número, disposição e combinações de determinados componentes está equivocada, visto até porque as partículas propostas para o espírito, estando semelhante ao quanta, não dão bases a esse entendimento. Também encontramos excesso de hipóteses. São contadas pelos menos 11 considerações para considerar a respostas e a pergunta, mas não as esclarece. Encontramos consequências não-doutrinárias visto que o pesquisador aponta que a alma é duplicata biomagnética, mas campos eletromagnéticos, segundo a física, são efeitos da presença e movimento de cargas elétricas, que não é o caso da alma. Uma pena que não houvesse à época alguém que apresentasse uma crítica a Hernani Guimarães. Andrade, para elucidações a teoria proposta. É importante a recomendação de Alan Kardec quanto ao cuidado de proporem-se novas teorias a ideias espíritas.

Ato contínuo foi aberto espaço para perguntas e comentários.

Público no evento

Ao final, antes do encerramento, o Coordenador do evento, Alexandre Fontes da Fonseca dirigiu algumas palavras aos participantes enfatizando a importância do evento, assim como fomentando a participação e o envolvimento das pessoas em novas pesquisas e na busca de informações e conhecimento.

Pelo presidente do CCDPE-ECM foram feitos agradecimentos às equipes de trabalho, aos palestrantes e aos presentes, encerrando-se os trabalhos com a prece da Patrícia, da Casa Espírita Segue a Jesus, de São Paulo/SP, que enfatizou que o tempo auxilia na evolução das pessoas e que momentos como o desse encontro só fomentam o crescimento e rogou a Jesus que esteja presente nesses momentos.IMG_8103

Após, os presentes se encaminharam para um almoço de confraternização nas dependências do CCDPE-ECM.

_______________
Clique aqui e veja as atividades da manhã de sábado.
Clique aqui e veja as atividades da tarde de sábado.
Clique aqui e veja o relatório da Reunião Plenária da Lihpe.

_______________

O encontro contou com a inscrição de cerca de 30 pessoas, entretanto, entre inscritos, participantes, equipes técnicas e organização contou-se 100 (cem) almas acompanhando pessoalmente o evento, e várias outras acompanhando e comentando os acontecimentos via página da internet da LIHPE, e-mail e página do grupo no FACEBOOK.

Quem quiser ver mais fotos
e acompanhar os comentários
no FACEBOOK

Créditos:

Fotos: Mauricio Brandão (site Espiritualidades)

IMG_6440

Filed under: Comentários, ENLIHPE's, News, Notícias

Comments are closed.