Articles Comments

Site da Lihpe – Liga de Pesquisadores do Espiritismo/Association of Researchers on Spiritism » ENLIHPE's » 11º ENLIHPE – Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo – Atividades do Sábado de Manhã

11º ENLIHPE – Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo – Atividades do Sábado de Manhã

Versão de 2015.09.10, 12h00
logo_enlihpe_11

11º ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO
Tema central: “Panorama atual das pesquisas científicas sobre a reencarnação”
29 e 30 de agosto de 2015
São Paulo-SP

Local:
USE (União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo)
Rua Dr. Gabriel Piza, 433 – Santana – CEP: 02036-011 – São Paulo – SP
Tel:  (11) 2950–6554 – http://www.usesp.org.br

________

As atividades do 11º ENLIHPE – Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo, nesta ocasião realizada na sede da USE/SP, na Rua Gabriel Piza, nº 433, Santana, Cidade de São Paulo/SP, contou com as palavras iniciais do Mestre de Cerimônias, Luciano Grisólia, colaborador do CCDPE-ECM, que às 08h42, fez a abertura dos trabalhos.

.

ENLIHPE_2015_Foto_018A seguir, a prece de abertura das atividades da manhã de sábado foi proferida por Júlia Nezu, Presidente da USE/SP. Após a prece, a professora de canto, Eloisa Facolcomer, brindou a todos na apresentação artística de abertura, com a interpretação de 3 obras clássicas, dos compositores Franz Schubert, Amadeu Mozart e Johann Sebastian Bach.

ENLIHPE_2015_Foto_063Às 09h00 foi constituída a mesa de abertura dos trabalhos com Adilson José de Assis, coordenador do 11º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do EspiritismoPedro Nakano, Presidente do CCDPE-ECM, e Júlia Nezu, anfitriã e Presidente da USE/SP. A recepção foi feita por Pedro Nakano que destacou a função do CCDPE-ECM para o movimento espírita, seu nascimento como ideia de seu fundador – Eduardo Carvalho Monteiro, diretor pro-memória da USE/SP – e pontuou sua importante característica como a instituição como espaço de promoção e guarda do acervo histórico do espiritismo e do movimento espírita, contribuindo com a LIHPE como materializador dos trabalhos produzidos em seu meio, especialmente através de suas séries: Pesquisas Brasileiras sobre o Espiritismo e Espiritismo na Universidade.

ENLIHPE_2015_Foto_070A Presidente da USE/SP, Júlia Nezu, na abertura dos trabalhos comentou sobre o vínculo existente entre a USE/SP, a LIHPE e o CCDPE-ECM, e sua colaboração para o nascimento das duas entidades. A USE/SP, como representante estadual junto ao Conselho Federativo da FEB, tem realizado um trabalho de fomento do Espíritismo e colaboradora de instituições que visem o estudo e a difusão da Doutrina Espírita.

Por fim, o coordenador do 11º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo, Adilson José de Assis, que também assumiu a presidência da mesa de trabalhos para o primeiro período, fez agradecimentos em nome da LIHPE: aos organizadores do evento e colaboradores, à USE/SP; aos autores, revisores e pareceristas pelos trabalhos; ao conferencista convidado Cosme Massi; ao Jornal Correio Fraterno, na pessoa da Jornalista Izabel Vitusso, e ao Site Espiritualidades, na pessoa do Maurício Brandão, estes pela cobertura do evento. Comentou também acerca dos trabalhos a serem apresentados, detalhando a programação do evento. Também apresentou como homenageado deste encontro foi escolhido o pesquisador contemporâneo de Allan Kardec, Gabriel Delanne, que juntamente com Leon Denis e Camille Flamarion foram personagens importantes para a pesquisa e produção do conhecimento da Doutrina Espírita.

ENLIHPE_2015_Foto_085O primeiro trabalho foi apresentado por Raphael Fernandes Casseb, teve como tema “O que é pesquisar cientificamente a reencarnação?“. Esclareceu até a segunda metade do Século XX, os estudos das obras de Allan Kardec possuíam um viés religioso. A partir de então houve o surgimento de uma pesquisa científica acerca do conhecimento Espírita, especialmente com o tema reencarnação. Comentou casos estudados de prováveis de reencarnação, trazendo detalhes com a finalidade de encontrar elementos para pesquisa científica. A ideia que pretende-se difundir tanto a possibilidade, quanto a importância de uma pesquisa metodológica e a busca de elementos para a comprovação ou não dos fatos relacionados com a pesquisa espírita.pesquisados. Seguiram-se então perguntas e comentários acerca da apresentação.

ENLIHPE_2015_Foto_091A segunda apresentação, que iniciou-se às 09h45, houve uma alterção na programação, com a exposição de Marco Antonio F. Milani Filho, que trouxe o tema: “Síntese dos trabalhos de Antonia Mills sobre a temática da reencarnação“. A proposta foi uma pesquisa sobre reencarnação com pesquisadores não espíritas, escolhida a pesquisadora Antonia Mills – Antropóloga, do qual trouxe breve biografia. Também esclareceu que os pesquisadores não espíritas sobre o tema reencarnação colaboram entre si. Antonia Mills em suas pesquisas sugere a possibilidade da hipótese de reencarnação para esclarecimento dos casos por ela em estudo, especialmente povos indígenas do Canadá e povo Indiano. Informou que esta pesquisadora é pouco conhecida no movimento espírita. Concluiu que os estudos da pesquisadora favorecem uma compreensão mais clara sobre o tema reencarnação. E sugere que os Espíritas deveriam debruçar-se sobre tais estudos. Posteriormente abriu-se espaço para perguntas e comentários.

ENLIHPE_2015_Foto_104A terceira apresentação do primeiro período, iniciado às 10h20, foi exposto por Janaíne Camargo de Oliveira (elaborado juntamente com Eric A. Pires), que defendeu o tema: “O pensamento de Ian Stevenson e suas contribuições ao estudo da reencarnação“. Trouxe uma breve biografia sobre Ian Stevenson, a influência que recebeu e a sua visão científica sobre reencarnação. Acrescentou algumas informações históricas sobre a pesquisa de Ian Stevenson. Também abordou a metodologia utilizada pelo pesquisador, as características dos casos que estudou e os resultados que alcançou. Fez comentários acerca de questões apontadas pela pesquisa de Ian Stenvenson inclusive suas posturas frente a própria pesquisa. Após, seguiram-se perguntas e comentários.

Finalizada a primeira carga de exposições, abriu-se intervalo para coffe-break.

Reiniciaram-se os trabalhos, a mesa dos trabalhos foi presidida por Jáder Sampaio que esclareceu que a escola de Gabriel Delanne como patrono do presente encontro deveu-se ao fato de ser um pesquisador que continuou o trabalho de Allan Kardec na fundamentação da Doutrina dos Espíritos.

ENLIHPE_2015_Foto_119Às 11h20, Felipe Ribeiro (trabalho em conjunto com Sarah Sumiê Rocha Mandai), defendeu a tese de “A reencarnação como um dos fundamentos da ética espírita“. O expositor abordou questões filosóficas espíritas relacionadas com a reencarnação, dissecando as características morais e éticas. Também diferenciou a ética universal cristã da clássica. Trouxe a ética sob o enfoque espírita, que adere a ideia de reencarnação e as questões morais trazidas por Jesus, sem aspectos místicos. Ato contínuo, perguntas e comentários foram realizados.

ENLIHPE_2015_Foto_123A próxima apresentação, também levada a efeito por Janaíne Camargo de Oliveira, em trabalho de coautoria com os pesquisadores Chrystiann Lavarini e Leandro Franco, trouxe como tema: “Evidências biológicas sugestivas de reencarnação: causalidade, complexidade e criticismo“. Nesta ocasião abordou a questão do Espiritismo como espécie do gênero espiritualismo. Informa que Allan Kardec não trabalhou com a dados conclusivos. Trabalhou num aspecto filosófico, o que comparamos a um aspecto científico, hoje, em padrões cartasianos. Foram analisados, em regra, estudos publicados em periódicos acadêmicos indexados, especialmente em bases empíricas. Foram apontados dados objetivos, especialmente as marcas de nascença e de memória antecedente, como fundamentos para a hipótese reencarnatória. A expositora também trouxe dados estatísticos acerca das pesquisas relativas a reencarnação, estudadas por Ian Stenvenson. Perguntas e comentários seguiram-se a apresentação.

Ato contínuo, ao final foram todos convidados para o almoço, e a retornarmos às 13h45 para as atividades da tarde deste sábado.

_______________

Clique aqui e veja as atividades da tarde de sábado.
Clique aqui e veja o relatório da Reunião Plenária da Lihpe.
Clique aqui e veja as atividades da manhã de Domingo.

_______________

O encontro contou com a inscrição de cerca de 130 pessoas, entre inscritos, participantes, equipes técnicas e organização acompanhando pessoalmente o evento, e várias outras acompanhando e comentando os acontecimentos via página da internet da LIHPE, e-mail e página do grupo no FACEBOOK.

Quem quiser ver mais fotos

e acompanhar os comentários

no FACEBOOK

Créditos:

Fotos e vídeos: Mauricio Brandão (site Espiritualidades)

IMG_6440

Filed under: ENLIHPE's

Comments are closed.