Articles Comments

Site da Lihpe – Liga de Pesquisadores do Espiritismo/Association of Researchers on Spiritism » ENLIHPE's » 11º ENLIHPE – Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo – Atividades do Sábado de tarde

11º ENLIHPE – Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo – Atividades do Sábado de tarde


Versão de 2015.09.16, 11h15

logo_enlihpe_11

11º ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO
Tema central: “Panorama atual das pesquisas científicas sobre a reencarnação”
29 e 30 de agosto de 2015
São Paulo-SP

Local:
USE (União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo)
Rua Dr. Gabriel Piza, 433 – Santana – CEP: 02036-011 – São Paulo – SP
Tel:  (11) 2950–6554 – http://www.usesp.org.br

________

 Reinicidos os trabalhos, às 13h45hs, assumiu a presidência da mesa dos trabalhos, Pedro Nakano, Presidente do CCDPE-ECM. Lirálcio Ricci, cantor e Diretor de Artes da USE/SP, foi a apresentação artística no retorno das atividades da tarde e harmonizou o ambiente cantando músicas de cunho espíritas.

ENLIHPE_2015_Foto_129Na apresentação inaugural dos trabalhos vespertinos do sábado, Adilson J. de Assis, tratou do tema: “Herminio Miranda: pesquisador espírita sobre a reencarnação“. O expositor trouxe uma breve biografia do pesquisado. Citou os diversos livros em que foi autor, inclusive um anterior do best seller espírita “Diálogo com as sombras“. Esclareceu que foi autor de livros em diversos assuntos espíritos, sendo alguns recorrentes: mediunidade, cristianismo e reencarnação e regressão de memória.Tratou do diálogo de Herminio e Allan Kardec, dentro e um caráter aberto da Doutrina Espírita, trazendo afirmações de que a Doutrina Espírita se trata de uma revelação divina e científica, fruto do trabalho dos Espíritos e dos homens, ambos atores ativos que não renunciam sua principal característica: pensar. Abordou Hermínio C. Miranda como pesquisador do espiritismo, que é crítico severo ao paradigma materialista da ciência oficial. Seguiram-se perguntas e comentários.

ENLIHPE_2015_Foto_156A seguir, às 14h30, assumiu o púlpito Sady Carlos de Souza Junior, que desenvolveu o tema: “Análise semiótica sobre a sincronicidade actancial entre Américo Vespúcio e Wilbur Wright, como um fenômeno de probabilidade relacional no discurso histórico“. Apresentou essa pesquisa, paralela a sua pesquisa de pós graduação. Trouxe uma breve biografia dos pesquisados, demonstrando ser possível que ambos os personagens sejam o mesmos, sugerido uma possível reencarnação. Após, foram realizadas perguntas e comentários em relação a apresentação.

ENLIHPE_2015_Foto_133A terceira apresentação do período se iniciou às 15h10, momento em que o expositor Luiz Fernando Bandeira de Melo, abordou o tema: “Alguns princípios espíritas antes de Sócrates“. Traz informações de livros que tratavam da reencarnação, escritos ainda antes do Cristo. Fala de livros antigos encontrados no Egito, Índia, Grécia, em vários momentos históricos e dentro de vários povos. Comenta que Allan Kardec esclarece na Codificação Espírita que a ideia de reencarnação é inata, muito anterior, realmente, ao conhecimento espírita.
Após perguntas e comentários, todos foram a mais um coffe-break.

ENLIHPE_2015_Foto_163O retorno para os trabalhos se deu às 16h00, tendo Luiz Fernando Bandeira de Melo presidido a mesa de trabalhos. A exposição de Adriano Ramos Marthi, diz respeito do tema: “A pedagogia espírita em ambientes não escolares: busca de aproximações com a educação popular em tempos de desvalorização do humano“. A pesquisa se deu dentro de um Centro Espírita, e também em uma ONG de Sorocaba/SP. Fez um levantamento atual da educação, apresentando o cenário atual, apontando que, embora diante da globalização da informação, não é a grandes preocupações com a alfabetização e outras disciplinas. Apresentou o ambiente onde realizou suas pesquisas, apresentando, por conseguinte, as atividades que foram desenvolvidas ao longo da pesquisa que foi realizada com crianças de 5, até jovens com 21 anos. E finalizou apresentando os resultados de sua pesquisa. Seguiu-se espaço para perguntas e comentários.

ENLIHPE_2015_Foto_177Por fim, a última exposição da tarde, iniciada às 16h50, promovida por Pedro Simões, teve como tema: “Ação assistencial espírita: um estudo de Santa Catarina“. Mostrou os paradigmas atuais da assistência social espírita, fornecendo críticas construtivas ao modelo e fornecendo material de reflexão sobre a postura do espírita frente ao movimento assistencial. Após, perguntas e comentários.

PsimoesAntes do final dos trabalhos, foi realizado o lançamento do livro de Pedro Simões, com o título: “Dá-me de comer:  A assistência social espírita“, que trata de sua linha de pesquisa acadêmica.

O encerramento das atividades do dia se deu com a prece proferida pelo mestre de cerimonial do evento, Luciano Grisólia.

_______________
Clique aqui e veja as atividades da manhã de sábado.
Clique aqui e veja o relatório da Reunião Plenária da Lihpe.
Clique aqui e veja as atividades da manhã de Domingo.

_______________

O encontro contou com a inscrição de cerca de 130 pessoas, entre inscritos, participantes, equipes técnicas e organização acompanhando pessoalmente o evento, e várias outras acompanhando e comentando os acontecimentos via página da internet da LIHPE, e-mail e página do grupo no FACEBOOK.

Quem quiser ver mais fotos
e acompanhar os comentários
no FACEBOOK

Créditos:

Fotos e vídeos: Mauricio Brandão (site Espiritualidades)

IMG_6440

Filed under: ENLIHPE's

Comments are closed.