Articles Comments

Site da Lihpe – Liga de Pesquisadores do Espiritismo/Association of Researchers on Spiritism » ENLIHPE's » 11º ENLIHPE – Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo – Atividades do Domingo de Manhã

11º ENLIHPE – Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo – Atividades do Domingo de Manhã

Versão de 2015.09.21, 10h00logo_enlihpe_11

11º ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO
Tema central: “Panorama atual das pesquisas científicas sobre a reencarnação”
29 e 30 de agosto de 2015
São Paulo-SP

Local:
USE (União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo)
Rua Dr. Gabriel Piza, 433 – Santana – CEP: 02036-011 – São Paulo – SP
Tel:  (11) 2950–6554 – http://www.usesp.org.br

________

 

Os trabalhos do domingo se iniciaram com a reunião presencial dos membros da LIHPE, que contou, neste ano com a presença de 12 membros, que trataram de vários assuntos, dentre eles: O próximo ENLIHPE e sua organização; a participação em um fórum para discutir as bases para a produção do conhecimento espírita, a publicação de um livro tratando do assunto reencarnação , dentre outros assuntos.

Clique aqui para ler um relato sobre as decisões desta reunião presencial.

Antes do reinício dos trabalhos Lirálcio Ricci, cantor e Diretor de Artes da USE/SP, realizou uma apresentação artística. A seguir, os trabalhos da manhã do domingo começaram às 9h15 horas, através da prece realizada por Geraldo Ribeiro, ex-Diretor Administratido do CCDPE-ECM. Assumiu a presidência da mesa Julia Nezu, Presidente da USE/SP.

A primeira apresentação de hoje foi de Cosme Massi, que tratou do tema “Sobre os conceitos de encarnação, reencarnação e perispírito nas obras de Allan Kardec”. Esclareceu que sempre que lemos Allan Kardec, devemos entender que juntamente com ele temos uma pleiade de espíritos superiores. Foram abordadas as ideias de reencarnação, princípio da não retrogradação dos Espíritos e não há Espírito sem perispírito, nem perispírito sem Espírito. Foram esclarecidas outras ideias conexas às principais: encarnação; expiação e provas; doenças; dificuldades durante a vida; a escolha pelas provas e pelas expiações; a escala espírita; a influência da matéria sobre o Espírito; a paixão; a caridade ser benevolência e não beneficência; a utilização dos termos “alma” (que é Polissêmico e possui 3 conceitos), Espírito e espírito, memória, não há órgãos no perispírito. Seguiram-se inúmeras perguntas e comentários.

EmnomedeKardecA seguir, houve o lançamento do livro “Em nome de Kardec” de Adriano Calsone, editora Vivaluz. O autor comentou acerca do livro e dos bastidores da produção da obra de alto teor histórico trazendo a importância do papel de Madame Kardec (Amélie Gabrielle Boudet).

Seguiu-se um Coffe-break.
A segunda exposição da manhã de domingo é de Alexandre Ramos de Azevedo, que abordou o tema: “A produção conflituosa e controversa do aspecto religioso do Espiritismo nos tempos de Allan Kardec (1857-1869)“. Sua pesquisa não serve para atualizar Kardec, mas sim estuda o Espiritismo para compreender a obra de Kardec, que está pronta e acabada. Kardec era um pesquisador,  um cientista. Mas entende, em sua pesquisa, que uma ciência não se esgota nas suas obras iniciais. Traz várias informações acerca da compreensão do aspecto religioso da doutrina espírita, em vários grupos espíritas. A pesquisa buscou um aspecto histórico importante, no momento em que aconteceu um discussão acerca da existência de um aspecto religioso na doutrina espírita ou não. Após vieram perguntas e comentários.

Às 11h50, na última apresentação do evento, Adolfo de Mendonça Junior, analisou o tema: “Allan Kardec, a ciência e o racismo“. A pesquisa buscou analisar se Kardec teria sido racista, e/ou se seus pensamentos deveriam ser revisado ou não. Analisou o conceito de raça e a dificuldade dessa conceituação. Trouxe a evolução científica em relação aos termos de raça, etnia, cultura, racialismo etc. Também elucidou como a academia atualmente enxerga a questão. Também mostrou que a doutrina dos espíritos é evolucionista, quando diante da comprovação de algum fato que venha a mostrar uma explicação mais adequada ao conhecimento espírita. Perguntas e comentários, seguiram-se.

Recomposta a mesa para o encerramento do evento, o Coordenador do evento, Adilson José de Assis dirigiu algumas palavras aos participantes, informando o assunto para o próximo ENLIHPE (Mediunidade), data e local. Agradeceu ao CCDPE-ECM e à USE/SP pela parceria, mostrando as dificuldades envolvidas normalmente um trabalho dessa natureza.

Julia Nezu, nossa anfitriã, e Presidente da USE/SP agradeceu a todos os participantes da organização do evento nominalmente e todas as pessoas que compareceram. Mencionou que foi uma felicidade ver o evento acontecendo na sede da USE/SP, com tão grande quantidade de participantes.

Por fim, Pedro Nakano, Presidente do CCDPE-ECM agradeceu à equipe de apoio ao evento.

_______________
Clique aqui e veja as atividades da manhã de sábado.
Clique aqui e veja as atividades da tarde de sábado.
Clique aqui e veja o relatório da Reunião Plenária da Lihpe.
_______________

O encontro contou com a inscrição de cerca de 130 pessoas, entre inscritos, participantes, equipes técnicas e organização acompanhando pessoalmente o evento, e várias outras acompanhando e comentando os acontecimentos via página da internet da LIHPE, e-mail e página do grupo no FACEBOOK.

Quem quiser ver mais fotos
e acompanhar os comentários
no FACEBOOK

Créditos:

Fotos e vídeos: Mauricio Brandão (site Espiritualidades)

IMG_6440

Filed under: ENLIHPE's

Comments are closed.