Articles Comments

Site da Lihpe – Liga de Pesquisadores do Espiritismo/Association of Researchers on Spiritism » ENLIHPE's, News, Notícias » 13º ENLIHPE – Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo – Assembleia Presencial (27ago2.107)

13º ENLIHPE – Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo – Assembleia Presencial (27ago2.107)

Logo ENLIHPE

13º ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO
Tema central: “Preces e Curas Espirituais
26 e 27 de agosto de 2017
São Paulo-SP

REUNIÃO PRESENCIAL

________

Os membros da Liga de Pesquisadores do Espiritismo reuniram-se em São Paulo nesta manhã do dia 27 de agosto, das 8h00 às 9h25, para tratar de assuntos importantes para o grupo.
Estiveram presentes, nesta ocasião, 17 membros, sendo eles: Julia Nezu (USE-SP), Marco Milani, Perdro Nakano, Alexandre Fontes da Fonseca, Romeu R. Nascimento, Alexandre Ramos de Azevedo, Sandro Fontana, Marcelo Gulão Pimentel, Raphael Vivacqua Carneiro (FEEESP), Jader Sampaio, Adolfo de Mendonça Jr., Carlos Gimenez, Gilmar da Cunha Trivelato (GEB), Jader Antunes Cabral (UEM), Marival Veloso Matos (UEM), Mário Arias Martinez e Marcelo Stanczyk.

Foram discutidos os seguintes assuntos:

Pauta:
1) Local do Próximo Enlihpe,
2) Escolha do Tema e Coordenador do Enlihpe,
3) Criação de um Grupo de estudos sobre espiritismo, em Franca, com denominação semelhante à Lihpe, e,
4) Assuntos gerais e decorrentes.

Prece: Marcelo Gulão Pimentel

Discussão:
1) Local do Próximo Enlihpe – Apresentaram 3 candidaturas para o local do próximo Enlihpe: São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Apontadas as questões históricas da realização dos Enlihpe anteriores e ponderadas as questões estruturais de cada um dos locais candidatos à sede e do ambiente acadêmico em cada localidade. Ponderou-se os motivos da realização do próximo encontro em Minhas Gerais, Belo Horizonte, inclusive com a possibilidade de atividades culturais de visitações a Pedro Leopoldo. Uma das ideias apresentadas foi a possibilidade de um Enlihpe itinerante. Dentro dessa perspectiva, haveria a possibilidade à longo prazo de ser realizado no Espírito Santo. Foi discutida, também, a ideia de que as localidades candidatas a um EnLihpe deveriam realizar previamente um Erlihpe, a fim de preparar o público local para um futuro evento. Ao final das discussões foi escolhida a sede de Belo Horizonte, em Minas Gerais, com o apoio da União Espírita Mineira, no último final de semana de agosto, dias 25 e 26.

2) Escolha do Coordenador do Enlihpe – Foi indicado como coordenador do próximo encontro o Jader Sampaio, sob auxilio do Marco Milani, Alexandre Fontes da Fonseca, ampliando a comissão de suporte para receber também como auxiliar Marcelo Gulão Pimentel e outras pessoas que pretendam contribuir.

3) Escolha do Tema – Foi sugerido como temática “Chico Xavier como objeto de pesquisa”. Também foi sugerido como tema “Ciência Espírita e epistemologia”. Outro tema sugerido é “sobrevivência após a morte”. Foram apresentadas considerações acerca das propostas apresentadas e ao final foi escolhido como temática do proximo encontro “sobrevivência após a morte”.

4) Antes de encerrado o assunto dos Enlihpes, foi apontado o interesse de Portugal, através da proposta de Paulo Mourinha, haver se interessado por sediar um encontro da Lihpe. Foi sinalizado o interesse em avançar em tratativas de um evento sediado em Lisboa/Portugal, sendo deliberado sejam providenciadas tratativas por parte do membro Marco Milani nesse sentido.

5) Proposta de criação de um grupo em Franca de estudos em temática espírita com nomenclatura Liga de Pesquisa de Temática Espírita – Denominado de Lihpe de Franca. Esse grupo é estruturado com um coordenador e um secretário. Foi apresentada a proposta e os argumentos de sua criação, inclusive, mencionada a previsão de um encontro regional. Após ponderações de diversos participantes, foi sugerida uma denominação diversa para o grupo que não crie eventual confusão, mas foi apresentado um voto de louvor pela iniciativa do grupo. Também foi decidido que eventuais modificações na estrutura da Lihpe que comportem a adoção dessa espécie de denominação, o grupo será comunicado e convidado a mudança.

6) Assuntos Gerais – Foram apresentadas propostas de criar um regimento interno para a Lihpe, a formalização da Lihpe, assim como criar um vínculo entre o CCDPE-ECM para  eventual registro em Marcas e Patentes da Denominação. Foi apresentada e aprovada que a assembléia geral da Lihpe após o encerramento delas no próximo encontro, assim como a criação de uma lista com os presentes na assembléia para a discussão em ambiente virtual para a discussão e elaboração de um regimento interno para a Lihpe.

_____________

Clique aqui e veja as atividades deste 13º Enlihpe.

_______________

O encontro contou com a inscrição de cerca de 104 pessoas, e a participação de mais de 120 pessoas, entre inscritos, participantes, equipes técnicas e organização acompanhando pessoalmente o evento, e várias outras acompanhando e comentando os acontecimentos via página da internet da LIHPE, e-mail e página do grupo no FACEBOOK.

Quem quiser ver mais fotos
e acompanhar os comentários
no FACEBOOK

Filed under: ENLIHPE's, News, Notícias

Comments are closed.