Articles Comments

Site da Lihpe – Liga de Pesquisadores do Espiritismo/Association of Researchers on Spiritism » ENLIHPE's, News, Notícias » 8º ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO – Atividades de Sábado à tarde

8º ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO – Atividades de Sábado à tarde

8º ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO“Espiritismo na atualidade: das práticas cotidianas ao meio acadêmico”
18 e 19 de agosto de 2012
São Paulo-SP

_____________

Após o Almoço, a retomada dos trabalhos contou com a apresentação de cerca de 5 minutos de um vídeo onde Érico Tourinho Bomfim reproduz estudo atribudo ao Espírito Chopin, por Rosemary Brow, em fá sustenido menor.

Veja a reprodução abaixo:

 

A seguir, Alexandre Fonseca defendeu o tema “Análise científica dos fundamentos teóricos da Apometria“, onde ele fez uma análise da prática frente aos fundamentos teóricos expostos por ela em comparação com a física mecânica (ciência), dissecando pormenorizadamente alguns aspectos da mesma frente a análises matemáticas, concluindo que a teoria apresenta erros de incoerência, inconsistência, contradição e falta de experimentos qualitativos, não se constituindo em um avanço em relação ao Espiritismo. Ainda concluiu que os resultados dessa prática decorre de outros fatores que não as bases teóricas da Apometria.

Aconselha ainda, seguindo a orientação de Allan Kardec, exposto na Revista Espírita, edição de 1.860, o artigo observação geral (após exame crítico de várias comunicações espontâneas do Espírito Charlet, na SPEE), aos espíritas terem prudência e evitar precipitadamente como verdades sistemas por vezes mais sedutores que reais, e que mais cedo ou mais tarde, podem receber um desmentido oficial. Seguiram-se perguntas.

Clique aqui para ver o resumo do trabalho.

Posteriormente, Adolfo Mendonça Júnior tratou do tema “A evolução do pensamento científico e o método de Kardec“. O expositor fez uma análise de fôlego do pensamento científico e filosófico do século XIX, quando atuou o Mestre de Lion, inclusive citando a importância da LIHPE para o resgate desse pensamento, conhecendo a forma como a Doutrina dos Espíritos foi elaborada. Também fez uma crítica em relação ao Espiritismo no momento em que o Movimento Espírita atual tem assimilado as  diversas informações que surgem de uma forma diferenciada da metodologia proposta e utilizada pelo codificador. Após, abriu-se espaços para perguntas.

Clique aqui para ver o resumo do trabalho.
Clique aqui para ver a apresentação do trabalho.

A próxima exposição foi de Tiago Paz e Albuquerque, que trouxe para o encontro o tema: “O Espiritismo em teses e dissertações: período de 2.010/2.011″, quando o mesmo trouxe uma atualização em relação a produção acadêmica de temática espírita. Seguiram-se perguntas, e o coordenador do evento, Marco Milani, comentou da importância de trabalhos de monitoramento como este, e da importância do Movimento Espírita se entender socialmente.

Para ver a lista de Trabalhos sobre espiritismo, clique aqui.
Clique aqui para ver o resumo do trabalho;

Daí seguiu-se um intervalo para a equipe coordenada por Washington Fernandes montasse os equipamentos para sua apresentação gráfica de holografia espírita.

Enquanto isso, representantes do Espiritismo em Goiás (FEEGO), Airton Veloso e Euripedes Veloso, lançaram o livro: ” Raizes Espíritas: região metropolitana“, da série “Memória Espírita do Estado de Goiás“, de edição daquela Federativa.

Logo após foi exibido um vídeo “Conexão Divaldo x Tagore“, extraído do site da Mansão do Caminho (http://www.mansaodocaminho.com.br), com a explicação de Washington Fernandes a respeito do vídeo apresentado (reprodução abaixo).

Após, iniciou-se a projeção holística com a exposição de imagens de Eduardo Carvalho Monteiro, nosso fundador e patrono, e da pessoa de Allan Kardec. Também dialogou com o auditório, através do sistema de holografia e respondendo a perguntas dos presentes. E as participações que estavam com encerramento previsto para 17h00, encerraram-se mais de hora e meia depois, mas muitas pessoas ficaram gratificadas com as exposições e com a apresentação holográfica ao final do dia que, com o fim do entardecer, permitiu uma apresentação bem adequada das imagens.

E assim encerrou-se o primeiro dia de atividades do 8º ENLIHPE, prometendo, para amanhã, além de novas exposições programadas, também a assembléia geral da LIHPE, quando então os membros presentes se posicionarão e decidirão os rumos do nosso grupo virtual.

Filed under: ENLIHPE's, News, Notícias

Deixe uma resposta

*