Articles Comments

Site da Lihpe – Liga de Pesquisadores do Espiritismo/Association of Researchers on Spiritism » ENLIHPE's, News, Notícias » 8º ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO – Atividades da manhã de domingo

8º ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO – Atividades da manhã de domingo

8º ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO“Espiritismo na atualidade: das práticas cotidianas ao meio acadêmico”
18 e 19 de agosto de 2012
São Paulo-SP

_____________

Iniciaram-se nesta manhã de domingo as atividades do 8º ENLIHPE, com a reprodução de músicas escritas e interpretadas por artistas famosos (Moacir Franco, Fábio Júnior e Roberto Carlos) que tratam de Francisco Cândido Xavier, em homenagem aos 10 anos de sua desencarnação ocorrida em dia 30 de Junho de 2002, após tivemos a abertura  da plenária dos membros da LIHPE com a presença de Marco Milani, Julia NezuJader Sampaio, Alexandre Fonseca, os irmãos Airton e Euripedes Veloso (este fez a prece que abriu a Assembléia), Mauricio Brandão, Marcelo Stanczyk, Samuel Magalhães, Sandro Fontana, Jeferson Betarello, Mario Santiago (Federação Espírita Catarinense), Anna Lívia Gomes e Pedro Nakano. Durante a reunião foram reproduzidas no salão principal mensagens espíritas na voz de Chico Xavier.

Foram tratados dos seguintes assuntos:
* Realizações de 2.011/2.012;
* ERLIHPE’s;
* Críticas ao 8º ENLIHPE;
* Propostas para 9º ENLIHPE;
* Criação de uma Comissão na LIHPE;
* Revista Acadêmica Espírita, e
* Projetos futuros.

Clique aqui e veja um resumo dos assuntos tratados
na Assembleia Presencial da LIHPE.

 A seguir, tivemos o início das atividades públicas do dia, com a reprodução da mensagem “Oração Nossa”, na voz de Chico Xavier, que serviu como prece de abertura.

Após, com grande desenvoltura Anna Lívia Gomes tratou do tema: “Pela verdade: anticlericalismo e espiritismo em Uberaba“, onde mostrou aos presentes que informações a respeito do surgimento do Espiritismo e sua relação com o anticlericalismo na cidade de Uberaba, e os embates de representantes da Igreja Católica local contra as ações do Movimento Espírita Uberabense. Seguiram-se perguntas à expositora.

Clique aqui para ver o resumo do trabalho.
Clique aqui para ver a apresentação do trabalho.

Ato contínuo, Samuel Magalhães tratou do tema: “Anna Prado: A mulher que falava com os mortos”, apontando suas pesquisas e as descobertas que fez em relação a ela e que se encontram com o livro de mesmo nome, editado pela FEB, do qual fez o seu lançamento nesta ocasião.

O mais interessante apresentado pelo autor foi justamente a naturalidade (cidade de nascimento) de Anna Prado, informação que somente se conseguiu quando se teve acesso ao atestado de óbito da mesma, em virtude da característica do país à época de seu nascimento (ausência de Cartórios de Registro Civil – o registro de nascimento ficava ao encargo da Igreja Católica, que emitia o conhecido Batistério). Seguiram-se perguntas à pesquisa do autor.

Também foi realizado o lançamento oficial do Livro “Casos e descasos na casa espírita“, do Espírito Conselheiro, pelo médium Jader Sampaio, editado pela Ed. Lachâtre.

Para saber mais sobre o livro, clique aqui.


Sandro Fontana, o próximo expositor, trouxe o tema: “Mensuração do nível estimado mediúnico“, onde esclareceu a importância de seu trabalho, que tem surgiu de uma necessidade nascida em outro trabalho de pesquisa, que precisava criar um espaço sólido de pesquisa. Este trabalho tem como característica ser semelhante aos trabalhos de Perandréa. Balizou suas análises nas informações contidas na Codificação Espírita, citando vários ensinos de Allan Kardec. Mostrou também imagens de assinaturas de espíritos, analisadas grafoscopicamente e apresentou casos em análise. Também criou fórmulas próprias para categorizar os médiuns, o que poderia servir para diversos outros trabalhos de análise da mediunidade e dos médiuns. Seguiram-se perguntas.

O expositor ainda disponibilizou aos interessados o download do artigo a respeito do tema. Clique aqui para ler o artigo.

Clique aqui para ver o resumo do trabalho.

Como última exposição Jeferson Betarello, Diretor de Pesquisas do CCDPE-ECM, trouxe uma leitura e sua análise das informações publicadas pelo IBGE em relação a dados de natureza religiosa, sob o título:”Contingente Espírita: Uma leitura do censo 2010“, onde apontou aplicabilidade para as informações prospectada pelo Censo 2.010, a fim de que o Movimento Espírita rume suas decisões  em sentido adequado ao seu desenvolvimento. Fez um apanhado numérico dos dados apontados no Censo 2010, analisando-os pormenorizadamente.

Formada novamente a mesa de trabalhos, foram feitos os agradecimentos de praxe às equipes de trabalho, aos expositores convidados, aos palestrantes e aos presentes, antes do encerramento tivemos a manifestação de alguns dos presentes, da espiritualidade.

_______________

O encontro contou com a inscrição de cerca de 115 pessoas, entretanto, entre inscritos, participantes, equipes técnicas e organização contou-se 100 (cem) almas acompanhando pessoalmente o evento, e várias outras acompanhando e comentando os acontecimentos via página da internet da LIHPE, e-mail e página do grupo no FACEBOOK.

Quem quiser ver mais fotos
e acompanhar os comentários
no FACEBOOK

Filed under: ENLIHPE's, News, Notícias

Deixe uma resposta

*