Articles Comments

Site da Lihpe – Liga de Pesquisadores do Espiritismo/Association of Researchers on Spiritism » ENLIHPE's, News, Notícias » 8º ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO – Assembléia Presencial (19ago2.012)

8º ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO – Assembléia Presencial (19ago2.012)

8º ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO“Espiritismo na atualidade: das práticas cotidianas ao meio acadêmico” 18 e 19 de agosto de 2012 São Paulo-SP

_____________

Na manhã desde 19 de agosto de 2.012, antes das atividades expositivas do 8º ENLIHPE, deu-se a reunião da Assembléia Presencial da LIHPE, com a presença de  Marco MilaniJulia NezuJader Sampaio, Alexandre Fonseca, os irmãos Airton e Euripedes Veloso (este fez a prece que abriu a Assembléia), Mauricio Brandão, Marcelo Stanczyk, Samuel Magalhães, Sandro Fontana, Jeferson Betarello, Mario Santiago (Federação Espírita Catarinense), Anna Lívia Gomes e Pedro Nakano. 

Foram tratados dos seguintes assuntos:
* Realizações de 2.011/2.012;
* ERLIHPE’s;
* Críticas ao 8º ENLIHPE;
* Propostas para 9º ENLIHPE;
* Criação de uma Comissão na LIHPE;
* Revista Acadêmica Espírita, e
* Projetos futuros.

Resumidamente, em relação as realizações da LIHPE de 2.011/2.012, foi enfatizada a questão dos ERLIHPE´s, conforme decidido em 2.011 e que houvera oportunidade de se realizar uma dessas reuniões junto ao Congresso Estadual do ano, ocorrido em Franca/SP, mas que não se deu por conta de problemas logísticos e para organização do encontro. Também foram citados os esforços de MGRJ e da BA no sentido de promoverem-se encontros naquelas regiões mas que restaram infrutíferas.

Em relação aos ERLIHPE’s, decidiu-se manter os esforços no sentido de encontros regionais por conta da menção de que pessoas estão interessadas a submeter trabalhos a encontros regionais por ainda temerem submetê-los ao encontro nacional. Também foi apontado o surgimento de diversos grupos de estudos acadêmicos nas Universidades, com o foco em estudar o Espiritismo e o Movimento Espírita. Foi sugestionado o formato de fóruns de trabalhos para esses encontros regionais, com a participação (e convite) de pessoas, até, para oferecerem-se mini-cursos (por exemplo de Ciência e Espiritualidade). Também foi sugerida a ampliação territorial das regiões geográficas permitindo maior número de trabalho e/ou participantes. Por fim, foi sugerido problematizar parte ou a totalidade do encontro/fórum regional, permitindo um debate mais amplo, com encontros regionais de 1/2 ou 1 dia inteiro. Os representantes de GO, demonstraram interesse em promover um encontro na região. O representante de SC sinalizou possível interesse de dar suporte a encontro naquela região. Foi sugestionado que a LIHPE/CCDPE pudesse encaminhar carta de apresentação de pesquisadores às Federativas da FEB, indicando os pesquisadores para trabalhos em parceria, inclusive, na organização de ERLIHPE´s. Diante das sugestões foi decidido se direcionar os esforços para promover o ERLIHPE de GO. Também decidiu-se fazer contato com as Federativas da FEB no sentido de solicitar apoio logístico e parcerias na realização dos encontros regionais.

Em relação a críticas ao 8º ENLIHPE, a principal crítica apontada é o pequeno espaço de intervalo para conversa entre os presentes e/ou expositores, deixando uma sensação “de quero mais”. Foi posicionado que temos um tempo escasso para apresentações, discussões e troca de idéias por conta do número de trabalhos e da riqueza dos mesmos que abre espaço para muitas discussões. Também foi enfatizado que a ideia dos ENLIHPES é promover relacionamentos duradouros e contato entre os presentes. Por conta disso apresenta-se grande quantidade de trabalhos, mas que não se pretende esgotar ou discutir profundamente os assuntos, mas sim abrir essa discussão e promover outros encontros e fóruns de discussão.

No capítulo das propostas para 9º ENLIHPE, foram definidos:
* Coordenação do Encontro: será nessa ocasião em equipe. E foram escolhidos para a equipe: Marco Milani, Jader Sampaio e Alexandre Fonseca.
* Coordenação do Comitê Científico do 9º ENLIHPE: Marco Milani.
* Coordenação do Livro a ser publicado no próximo encontro (com material do 8º ENLIHPE): Marco Milani  Jader Sampaio.
* Esforços para “fechar” os materiais que comporão o livro até o final de 2.012, para disponibilização para diagramação, edição e publicação em 2.013, a fim de evitarmos atrasos e/ou dificuldades na publicação. Para tanto os expositores serão convidados para procederem as revisões propostas pela comissão científica do encontro até o final de ano, para a revisão final dos textos. 

Também foi discutida a ideia da criação de uma Comissão/Comitê na LIHPE, com a finalidade de realizar atividade de cuidar de assuntos relacionados com a Imagem Institucional da LIHPE, evitando-se assim que seus membros venham a falar em nome da Liga., e também para que a Liga possa se posicionar em relação a assuntos espíritas de relevância para o Movimento Espírita. Essa Comissão/Comitê da LIHPE (CL), seria um órgão interno colegiado, e será sempre ouvido/procurado quando a LIHPE precisar se manifestar. Também lhe caberá criar Grupos de Trabalho (GT) específicos, temáticos, para discutir e se manifestar em relação a assuntos relevantes para a LIHPE, sugestionando ao Comitê/Comissão posicionamento para o assunto ao qual foi criado. Poderão ser criados tantos grupos quantos necessários aos diversos assuntos. Tal comitê deverá chancelar as decisões em nome da Liga, a fim de termos um consenso entre os participantes, especialmente para que opiniões individuais dos membros não sejam tomadas como opinião do grupo. Os presentes aprovaram a ideia e definiram que a primeira atividade dessa Comissão/Comitê da LIHPE (CL), seria definir os objetivos, diretrizes e participações da LIHPE e de seus membros, para nortear as atividades do grupo. Foram escolhidas para participar do Conselho/Comitê: Marco MilaniJader Sampaio, Alexandre Fonseca, Marcelo Stanczyk,  Julia Nezu, Jeferson Betarello e Pedro Nakano. 

A seguir foi tratado do assunto: Revista Acadêmica Espírita. Foi sugerida a criação de uma revista dessa natureza pela LIHPE, mas que para ser bem realizada precisam de esforços e um norteamento adequado de tais esforços. Foi decidida a criação de um Grupos de Trabalho (GT), específico para este tema. Foram escolhidos para integrarem tal grupo (GT): Marco MilaniSandro Fontana, Alexandre Fonseca, e Julia Nezu.

Como projetos futuros, foi apresentada a proposta da criação, em parceria com o CCDPE-ECM, de um Prêmio Literário Acadêmico Espírita, por categoria de obras, com o escopo de indicação/ avaliação de obras espíritas produzidas pelas editoras.

Ao final, todos saíram apressadamente para as atividades públicas do 8º ENLIHPE.

Filed under: ENLIHPE's, News, Notícias

One Response to "8º ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO – Assembléia Presencial (19ago2.012)"

Deixe uma resposta

*