Articles Comments

Site da Lihpe – Liga de Pesquisadores do Espiritismo/Association of Researchers on Spiritism » Um pouco de nossa história

Um pouco de nossa história

 

Há mais de uma década, Eduardo Carvalho Monteiro, interessado na memória do Movimento Espírita, realizou duas iniciativas: tentar agregar pesquisadores da academia e de fora dela para trocar informações sobre os seus trabalhos e construir um Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa.

Em 17 de março de 2002, iniciou-se um grupo virtual com o interesse de aproximar e possibilitar a troca de material, atender a demandas dos participantes e aproximar pessoas realizando pesquisas relacionadas ao Espiritismo ou interessadas em conhecer e preservar a memória.

Primeiro Logo da LIHPE

Nesta época, para a organização haviam algumas reuniões presenciais em São Paulo, entre participantes das LIHPE, onde o nosso fundador Eduardo Carvalho Monteiro, mostrava a importância da reunião de pesquisadores para o desenvolvimento das pesquisas sobre o Espiritismo e o Movimento Espírita.

Em pouco tempo, mais de duzentos membros se filiaram à lista, e sentiram a necessidade de criar uma identidade, embora não desejassem fundar uma instituição ou organização formal. Escolheu-se o nome de Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas, e a sigla LIHPE.

É dessa época o Logo.

Após muitas realizações conjuntas, o fundador Eduardo Carvalho Monteiro, encerrou sua participação nessa esfera da vida, desencarnando, mas o espaço criado manteve-se, muito embora a morte de seu idealizador tenha criado um impacto profundo no grupo, especialmente após a LIHPE sofrer sérios problemas com a infra-estrutura de informática adotada para as trocas de mensagens.

Vários participantes, a fim de manter acesa a linha de idéias do grupo se esforçou novamente para reunir os pesquisadores, escolheu nova infra-estrutura, e fomentou o 4º ENLIHPE, já em sede e cooperação do CCDPE-ECM, entidade fundada também por Eduardo Carvalho Monteiro, para guarda de seu acervo e manutenção de seu trabalho de pesquisa histórica. Desse reencontro surgiu a proposta de alterar-se a denominação do grupo para: Liga de Pesquisadores do Espiritismo, buscando termos que definissem mais claramente os objetivos da entidade, assim como pudesse abarcar pesquisadores espíritas e também não espíritas, mas que focassem suas pesquisas no Espiritismo, na Doutrina Espírita e/ou no Movimento Espírita, independente do credo filosífico ou religioso.

Dessa mudança já se foram mais 3 ENLIPHEs, o último agora em agosto de 2.011. Também parcerias com o CCDPE-ECM, UNIFRAN e outras instituições para a publicação da coleção “Espiritismo na Universidade” e das obras-resumos dos trabalhos apresentados nos ENLIHPEs, publicados, e distribuídos pelo CCDPE-ECM.

Além de tudo isso, temos muitas outras realizações até hoje: concurso literário nacional, publicação de livros, exposições de históricos, discussões de temas específicos. E virão ainda muito mais…

 

 

Comments are closed.