Articles Comments

Site da Lihpe – Liga de Pesquisadores do Espiritismo/Association of Researchers on Spiritism » 10º ENLIHPE – São Paulo/SP

10º ENLIHPE – São Paulo/SP

Logo ENLIHPE v4 201410º ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO
Tema Central: “Pesquisa Espírita: Passado, Presente e Futuro
30 e 31 de agosto de 2014
São Paulo-SP

______

A décima edição do ENLIHPE – O 10º ENLIHPE -, ocorrido neste ano de 2.014, tratou do histórico relacionados às pesquisas sobre o Espiritismo e temas que lhe são correlatos. As várias apresentações realizadas no encontro mostraram que as pesquisas sobre o tema são várias, e antigas, algumas remontam a um passado longínquo.

As primeiras informações sobre essa edição do Encontro já foram disponibilizadas logo em setembro de 2.013, quando a Comissão Organizadora definiu as datas de 30 e 31 de agosto e o local – CCDPE-ECM, sediado em São Paulo/SP – , para sua realização (clique aqui para ver a notícia).

O Próximo passo da Comissão Organizadora foi a publicação do calendário de eventos relativos ao Encontro (clique aqui para ver). Destaca-se uma importante mudança: o período para apresentação dos trabalhos foi antecipado (se comparado ao dos Encontros anteriores), de 15 de janeiro a 31 de março. Essa decisão teve como motor a intenção de distribuição, ainda no 10º Encontro, da coletânea dos trabalhos a serem apresentados, publicada junto com a coletânea dos trabalhos apresentados no 9o ENLIHPE, a ser distribuída no evento!

Busca-se, com essa inovação, dar visibilidade imediata aos trabalhos apresentados, e para tanto, os autores que submeteram seus trabalhos precisaram finalizar eventuais as correções e ajustes recomendados pela Comissão Científica dentro de prazo mais enxuto.

Em 09 de janeiro, a LIHPE informou a programação de eventos Oficiais da Liga de Pesquisadores do Espiritismo – Lihpe – para 2.014. Destacando-se o fato de que, juntamente com a 10ª edição do ENLIHPE, foi realizado, em Uberaba, na Região do Triângulo MineiroMinas Gerais -, o 1º Encontro Regional da Liga dos Pesquisadores do EspíritismoERLIHPE, ocorrido este no dai 17 de maio, na na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). (clique aqui para ver um release sobre o 1º ERLIHPE). Também na ocasião, foi anunciada a realização, no 10º ENLIHPE, da Assembleia Geral da Lihpe para a discussão e aprovação dos planos de trabalho para o ano de 2.015 e a escolha da Comissão Organizadora (clique aqui para ver).

Também dia 09 de janeiro, foi publicada a chamada para apresentação dos trabalhos, àqueles pesquisadores que se interessassem em submeter suas pesquisas ou propostas de trabalhos para o Encontro. Também foram anunciadas as regras de submissão e seleção das propostas apresentadas. A publicação da chamada dos trabalhos pode ser verificada aqui.

A partir de então, e até o dia 15 de março – e nesse ano sem a ocorrência de dilação de prazo para a entrega de submissões – a Lihpe, através de seu sítio na internet, passou a receber a submissão dos trabalhos, automaticamente, encaminhados à coordenação do evento, que distribuiu da Comissão Científica, para avaliação dos mesmos no sistema Double Blinded View.

Em 26 de Fevereiro, foi anunciada outra inovação para essa edição do ENLIHPE: a criação de um e-mail direto entre Comissão Organizadora e pesquisadores, favorecendo assim a comunicação oficial do evento (clique aqui para ver).

O encerramento oficial do período de submissão dos trabalhos deu-se, de fato, em 15 de março, por publicação oficial, conforme programação anunciada no calendário do evento, informando não haver prorrogação de prazo para o recebimento de trabalhos (clique aqui para ver).

Todos os trabalhos recepcionados foram efetivamente remetidos para os responsáveis pela análise, e selecionados nove trabalhos para serem apresentados, embora, como na edição anterior do ENLIHPE, tenham sido recebidos cerca de 10 trabalhos de pesquisadores. Ao final do período de avaliação, foram os pesquisadores interessados comunicados particularmente dos resultados de seus trabalhos, escolhidos os temas que seriam apresentados e ultimados os preparativos para a apresentação nos dias do evento.

Em 21 de julho, foi publicado o cartaz oficial do Evento, contendo o Tema Central: “Pesquisa espírita: Passado, Presente e Futuro“, e o objetivo do Encontro (clique aqui para ver).

Em 08 de agosto, saiu a Programação Oficial, com datas e horários, temas e palestrantes foram disponibilizadas poucos dias antes desta edição (clique aqui para ver) .

Novamente neste ano contamos com a colaboração da  da Web Rádio Fraternidade de Uberlândia/MG, que transmitiu ao vivo aos seus ouvintes e aos interessados, a íntegra dos trabalhos apresentados no encontro, e ainda realizaram uma série de entrevistas com os presentes.

Ainda contamos a parceria antiga na gravação de imagens e reportagem fotográfica de Maurico Brandão, do site Espiritualidades.

O Encontro iniciou-se no sábado, dia 30 de agosto de 2.014,  às 8h45, na sede do CCDPE-ECM (Al. dos guaiáses, 16 – Capital/SP), e durante as 16 horas de evento, contamos com a exposição por nove trabalhos científicos:

* Herculano Ferraz Pires – Herculano Pires: o esforço de um homem em nome do Espiritismo
* Tiago de Lima Castro – José Herculano Pires e o Debate Filosófico Paulistano de seu Tempo
* Rubens G. Nunes Sobrinho – Cosmo e Finalidade: o platonismo de Léon Denis em O Grande Enigma
* Adilson José de Assis – Uma Leitura Espírita do Diálogo “Íon” de Platão
* Luiz Fernando Bandeira de Melo – Religião e Mediunidade de Sócrates em Platão
* Alexandre Fontes da Fonseca – Análise dos conceitos científicos de A Grande Síntese
* Jáder Sampaio e Marco Milani – Tema: O cristianismo nos primeiros séculos: marginalidade e vida
* Elaine Cristina Maldonado – Machado de Assis e o Espiritismo: Uma Análise das Críticas Presentes em Contos Machadianos
* Alexandre Fontes da Fonseca – Análise da Teoria Corpuscular do Espírito e Psi Quântico Segundo a Física e o Método Científico

Também foi apresentada por Julia Nezu um histórico sobre a Lihpe: LIHPE – De uma ideia pessoal a uma proposta coletiva.

Foi realizada a Assembléia Presencial dos membros da Lihpe e o almoço de confraternização.

Apresentamos o release das atividades dos dias:
Clique aqui e veja as atividades da manhã de sábado.
Clique aqui e veja as atividades da tarde de sábado.
Clique aqui e veja as atividades da manhã de Domingo.

Temos também um resumo das deliberações da Assembléia Presencial dos membros da Lihpe (Clique aqui).

Durante o encontro foram realizadas entrevistas com alguns participantes, confira.

Deste encontro saiu a certeza do próximo no ano vindouro, 11º ENLIHPE, com data, temporariedade e local a serem definidos, tendo como seu coordenador o Adilson José de AssisUberlândia/MG.O Espiritismo, as ciências e a filosofia.

Neste ano não foram disponibilizadas as apresentações, por conta dos textos integrais constarem na obra que foi editada para o evento.

__________

O encontro contou com a inscrição de cerca de 30 pessoas, entretanto, entre inscritos, participantes, equipes técnicas e organização contou-se 50 (cinquenta) almas acompanhando pessoalmente o evento, e várias outras acompanhando e comentando os acontecimentos via página da internet da LIHPE, e-mail e página do grupo no FACEBOOK.

Quem quiser ver mais fotos
e acompanhar os comentários
no FACEBOOK

Créditos:

Fotos: Mauricio Brandão (site Espiritualidades)

IMG_6440

Comments are closed.