Articles Comments

Site da Lihpe – Liga de Pesquisadores do Espiritismo/Association of Researchers on Spiritism » 11º ENLIHPE – São Paulo/SP (Sediado na U.S.E./SP)

11º ENLIHPE – São Paulo/SP (Sediado na U.S.E./SP)

logo_enlihpe_11

11º ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO
Tema central: “Panorama atual das pesquisas científicas sobre a reencarnação”
29 e 30 de agosto de 2015
São Paulo-SP

Local:
USE (União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo)
Rua Dr. Gabriel Piza, 433 – Santana – CEP: 02036-011 – São Paulo – SP
Tel:  (11) 2950–6554 – http://www.usesp.org.br

________

 

A décima primeira edição do ENLIHPE11º ENLIHPE -, ocorrido neste ano de 2.015, sediado nesta ocasião no prédio da USE/SPUnião das Sociedades Espíritas de São Paulo – tratou do histórico relacionados às pesquisas sobre o Reencarnação e temas que lhe são correlatos. Foram apresentados vários trabalhos com a temática, alguns estudos, inclusive, se debruçaram na produção de outros pesquisadores. Também foram apresentados alguns trabalhos de pesquisa em relação ao Espiritismo, mas com temáticas não focados no tema central.

As primeiras informações sobre essa edição do Encontro já foram disponibilizadas logo no 10º ENLIHPE, quando a Comissão Organizadora definiu as datas de 29 e 30 de agosto para o encontro. Diversamente de outras edições do encontro, o local escolhido não foi a sede do CCDPE-ECM, sendo eleito para esta ocasião o prédio da USE/SPUnião das Sociedades Espíritas de São Paulo, também sediada em São Paulo/SP – , para sua realização.

O Próximo passo da Comissão Organizadora foi a publicação da abertura do certame àqueles pesquisadores que se interessassem em submeter suas pesquisas ou propostas de trabalhos para o Encontro. Também foram anunciadas as regras de submissão e seleção das propostas apresentadas ao Encontro (a publicação da chamada dos trabalhos pode ser verificada aqui).

Destaca-se uma importante mudança: o período para apresentação dos trabalhos foi antecipado (se comparado ao dos Encontros anteriores), de  de março a 31 de maio. Também foram adotados novos critérios para apresentação de trabalhos, através de convite de pesquisadores para produzirem pesquisas relacionadas com o tema central. Tais decisões foram tomadas com o intuito de fomentar novas pesquisas relacionadas com reencarnação.

Nesta edição também foi criado e distribuído um e-mail direto entre Comissão Organizadora e pesquisadores, favorecendo assim a comunicação oficial do evento.

O encerramento oficial do período de submissão dos trabalhos deu-se, de fato, em 31 de maio, por publicação oficial, conforme programação do calendário do evento. Neste ano não houve prorrogação do recebimento de trabalhos para o certame (clique aqui para ver).

Todos os trabalhos recepcionados foram efetivamente remetidos para os responsáveis pela análise. Ao final do período de avaliação, foram os pesquisadores interessados comunicados particularmente dos resultados de seus trabalhos, escolhidos os temas que seriam apresentados e ultimados os preparativos para a apresentação nos dias do evento. Também foram convidados grupos de pesquisadores para promoverem pesquisas a serem apresentadas no evento, relacionados com o tema reencarnação.

Em 09 de junho, foi publicado  o cartaz oficial do Evento, contendo o Tema Central: “Panorama atual das pesquisas científicas sobre a reencarnação“, e o objetivo do Encontro (clique aqui para ver). Também foram apresentadas informações para a inscrição de participantes do evento, nesta ocasião secretariado pela equipe da USE/SPUnião das Sociedades Espíritas de São Paulo, assessorada pela equipe do CCDPE-ECM (clique aqui para ver).

Em 14 de julho, saiu a Programação Oficial, com datas e horários, temas e palestrantes foram disponibilizadas poucos dias antes desta edição (clique aqui para ver) .

Contamos a parceria antiga na gravação de imagens e reportagem fotográfica de Maurico Brandão, do site Espiritualidades.

O Encontro iniciou-se no sábado, dia 29 de agosto de 2.015,  às 9h00, e durante as 16 horas de evento, contamos com a exposição por treze trabalhos científicos:

* Raphael Fernandes Casseb – O que é pesquisar cientificamente a reencarnação?
* Marco Antonio F. Milani Filho Síntese dos trabalhos de Antonia Mills sobre a temática da reencarnação
* Janaíne de Oliveira – O pensamento de Ian Stevenson e suas contribuições ao estudo da reencarnação
* Felipe Ribeiro A reencarnação como um dos fundamentos da ética espírita
* Janaíne de Oliveira – Evidências biológicas sugestivas de reencarnação: causalidade, complexidade e criticismo
* Adilson J. de AssisHerminio Miranda: pesquisador espírita sobre a reencarnação
* Sady Carlos de Souza JuniorAnálise semiótica sobre a sincronicidade actancial entre Américo Vespúcio e Wilbur Wright, como um fenômeno de probabilidade relacional no discurso histórico
* Luiz Fernando Bandeira de Melo Alguns princípios espíritas antes de Sócrates
* Adriano Ramos Marthi A pedagogia espírita em ambientes não escolares: busca de aproximações com a educação popular em tempos de desvalorização do humano
*
Pedro Simões Ação assistencial espírita: um estudo de Santa Catarina
* Cosme Massi Sobre os conceitos de encarnação, reencarnação e perispírito nas obras de Allan Kardec
*
Alexandre Ramos de Azevedo A produção conflituosa e controversa do aspecto religioso do Espiritismo nos tempos de Allan Kardec (1857-1869)
* Adolfo de Mendonça JuniorAllan Kardec, a ciência e o racismo

Também contamos com o lançamento de 2 obras de pesquisas sobre o Espiritismo:

*  Pedro Simões, Livro com o título: “Dá-me de comer:  A assistência social espírita“, da coleção “Espiritismo na Universidade
*  Adriano Calsone, Livro com o título: “Em nome de Kardec“, da Editora Vivaluz 

Foi realizada a Assembléia Presencial dos membros da Lihpe e o almoço de confraternização.

Apresentamos o release das atividades dos dias:
Clique aqui e veja as atividades da manhã de sábado.
Clique aqui e veja as atividades da tarde de sábado.
Clique aqui e veja as atividades da manhã de Domingo.

Temos também um resumo das deliberações da Assembléia Presencial dos membros da Lihpe (Clique aqui).

__________

O encontro contou com a inscrição de cerca de 130 pessoas, entre inscritos, participantes, equipes técnicas e organização acompanhando pessoalmente o evento, e várias outras acompanhando e comentando os acontecimentos via página da internet da LIHPE, e-mail e página do grupo no FACEBOOK.

Quem quiser ver mais fotos
e acompanhar os comentários
no FACEBOOK

Créditos:

Fotos: Mauricio Brandão (site Espiritualidades)

IMG_6440

Comments are closed.