Articles Comments

Site da Lihpe – Liga de Pesquisadores do Espiritismo/Association of Researchers on Spiritism » Livro: Unir para Difundir – Jeferson Betarello

Livro: Unir para Difundir – Jeferson Betarello

 

Unir para difundir – o impacto das federativas no crescimento do Espiritismo, é o resultado do seu mestrado em Ciências da Religião na PUC/SP.

Com o objetivo de suprir uma lacuna nas pesquisas acadêmicas sobre Espiritismo, trata dos aspectos da institucionalização do Espiritismo, desde o seu surgimento na França em meados do séc. XIX, e dos impactos que as federações causam no crescimento do contingente espírita pelos seus posicionamentos enquanto instituições representativas e organizadoras do Movimento Espírita.

Por meio de detalhadas análises demográficas e aplicando os conceitos da Teoria da Escolha Racional, de fundo sociológico, o autor mostra a relevância do Espiritismo no meio social brasileiro, analisa os eventos da consolidação do Espiritismo no Brasil e aponta os desafios que devem ser enfrentados para que o Espiritismo possa ser mais formalmente abraçado pela grande quantidade de frequentadores dos centros espíritas, que não se engajam nas fileiras espíritas tendo em vista os posicionamentos e comportamentos das instituições espíritas, oriundos de ambiguidades ainda não resolvidas como é o caso da dualidade ciência-religião e do posicionamento institucional frente ao números oficiais dos censos demográficos. Uma relevante pesquisa de campo foi executada para confrontar as proposições teóricas e os dados dos censos demográficos com a realidade averiguada em importante cidade paulista que possui grande quantidade de espíritas e uma forte presença institucional.

Título: Unir para Difundir
Coleção: Espiritismo na Universidade
Editoras: UNIFRAN / CCDPE-ECM
Distribuição: CCDPE-ECM
248 páginas
R$ 28,00
1ª. Edição/2010

_________________________

 

_________________________

 

Jeferson Betarello é membro da LIHPE, Diretor de Pesquisas do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro (CCDPE-ECM), Diretor do Depto. do Livro da USE Regional/SP e membro da ADE/SP.

Deixe uma resposta

*