3º ENLIHPE

 

 

 

 

 

O 3º ENLIHPE aconteceu na capital mineira, em 2004 e contou ainda com a presença de Eduardo Carvalho Monteiro e Milton B. Piedade.

Transcreveremos um trecho da fala de Jáder Sampaio apresentando suas considerações sobre o evento:

(…) Nele a comunidade mineira se aproximou da paulistana e, apesar de todo o trabalho de organização, guardo lembranças preciosas deste evento.

Os trabalhos foram submetidos previamente, gravados e apresentados em CD para os participantes. Os debates foram francos, abertos e propositivos. Nele conseguiu-se agregar representantes de pelo menos três Estados (Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro).

No encontro foi proposta uma pauta de ações e princípios para o movimento espírita e para a própria LIHPE, que basicamente sugeriam:

  • Realização de encaminhamento de projetos culturais espíritas.
  • Formação de grupos de trabalho nas federativas para o uso de incentivos legais à produção cultural.
  • Construção de Centros de Cultura e Documentação articulados regionalmente que viabilizassem a pesquisa histórica do Espiritismo.
  • Empreendimento de esforços para a preservação da memória espírita para as novas gerações.
  • Construção de acervos nas bibliotecas espíritas, incluindo livros não publicados, e a organização das livrarias tendo como princípio a divulgação e não primordialmente o comércio.
  • Intercâmbio e divulgação da pesquisa científica espírita, assim como a articulação dos pesquisadores em atividade nas Universidades.