Fins e Estrutura

O Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo (ENLIHPE) acontece anualmente, geralmente na penúltima ou última semana de agosto. É um encontro presencial, não apenas dos membros da LIHPE, mas no qual se pode apresentar trabalhos preferencialmente inéditos, com a formatação e as exigências de argumentação próprias de um artigo ou ensaio acadêmicos.

A seleção dos trabalhos é feita por uma comissão de avaliação, geralmente com a formação em pesquisa em nível de doutorado ou mestrado. Os analistas verificam o conteúdo do trabalho e a fundamentação da argumentação e das conclusões nele desenvolvidas, sem saber quem é o autor. Esse sistema é denominado “blind-review”. Após receber o parecer de dois avaliadores, o coordenador de trabalhos define se devem ser aprovados sem modificações, aprovados com modificações ou reprovados para apresentação.

Quando se obtém um número significativo de trabalhos inéditos a comissão organizadora imprime um exemplar com os melhores trabalhos, em uma série denominada “Pesquisas Brasileiras sobre o Espiritismo”. Na presente data já foram impressos oito coletâneas.

Os trabalhos são apresentados oralmente ou sob a forma de pôsteres, e debatidos com os participantes do Enlihpe.

Apesar de intitulados Encontros Nacionais da Liga de Pesquisadores do Espiritismo, eles estão abertos ao público, podendo participar de suas atividades quem se interessar e inscrever para tal.